A FLAGELAÇÃO DE CRISTO (PARTE I)

18/04/2010 15:44

 

A FLAGELACÃO DO DORSO

 1. EXEGESE E HISTÓRIA

        O Governador Romano, Poncio Pilatos, foi mandado

para a Judéia, ele não gostava dos judeus. Os sacerdotes que ministravam no templo, apresentaram-lhe Cristo, como um fanático, que eles não tinham coragem de condenar.

         A pena que Poncio Pilatos, destinou a Cristo incluía flagelação, e os seus carrascos, cumpriram as suas ordens com boa vontade,  pois como soldados romanos, eles também sentia profundo desprezo pelos judeus, que os julgavam um povo inferior.

 

 2. EXEGESE E ARQUEOLOGIA

         No salmo 129, o salmista descreve, profeticamente, o lugar onde Cristo seria flagelado. Ele usa o vocábulo hebraico "Gav" (bg), que significa "Lombo", "Dorso", ou "Costas". Ele escreve dizendo: Lavraram sobre o meu dorso os lavradores... Sl 129.3

          O criminoso era acoitado com um chicote chamado "Fragon" (fragon), ou, também ”Fraguélion” (fragellion), segundo os arqueólogos, era um chicote com cabo de madeira, tiras de couro, e na ponta esfera de chumbo ou ossinhos de carneiro (Jo 2.15).

           O profeta Isaías, também, fala deste momento, que Cristo é flagelado. Ele diz: As minhas costas dou aos golpes... Is 50.6

           As esferas de chumbo de que eram providos os chicotes entravam na carne do flagelado, fazendo um tipo de ferimento característico.   O salmista descreve na profecia, estas feridas feitas no corpo de Cristo, ele usa o termo hebraico "Maanit" (tynim) e significam "Sulcos", "buracos".

criminoso era acoitado enquanto aguentava, não devia morrer.

           No peito não batiam com medo do criminoso morrer, o que para eles seria um mau agouro. Os flageladores, portanto, sendo dois, colocavam-se respectivamente, a direita, e a esquerda, com evidente, precisa, e fria divisão das tarefas.

           Na profecia, o salmista descreve ainda, os carrascos, que seriam escalados para efetuar a tarefa da flagelação. O salmista usa o termo hebraico "Harash", que significa "Carrasco", "Flagelador", ou "Perito". termo é usado pelo salmista no plural.

 

 3. EXEGESE E MEDICINA LEGAL

         Segundo especialistas em medicina legal, se Cristofosse golpeado, com violência na área do peito, ou, dopericárdio teria morrido. 

 

 4. EXEGESE E LEI HEBRAICA

         A lei hebraica consentia um limite máximo de 39 golpes. No caso de Cristo, tal limite não foi respeitado, porque, se tratava de uma flagelação romana. Segundo especialistas, o exame quantitativo e direcional revela que Cristo teria recebido mais de 120 golpes.

         A tradição atesta que a flagelação de Cristo, foi ignominiosa.

 

 

Estudo feito e cedido  pelo Pr. Paulo Henrique

 Professor seminárista