LIDERES PARA O DESAFIO FINAL (PARTE II)

07/06/2010 17:37

 

 V. CURA INTEGRAL PARA LÍDERES EM CRISE

 

       O primeiro caminha para a cura do líder na crise é a flexibilidade e a sensibilidade ao Espírito de Deus (Pv 29.1). O líder egocêntrico e autocrático não vai muito longe ao reino de Deus. A lideranca no reino de Deus envolve submissão ao Espírito, flexibilidade do Espírito. 

       Segundo o processo de cura integral para líderes        em crise, envolve uma visão introspectiva (Lc 4.23).

       Veja     o caso de Moisés quando se encontrou com Deus. Ele estava no monte de Deus (Ex 18.5). No monte de Deus, o líder pode ser flexível a voz de Deus, ou pode se esconder da voz de Deus (I Rs 19.9). Obs.: Veja o caso de Naamã, que era chefe do exército do rei da Síria, considerado como um grande homem diante do seu senhor, e era um varão de muita estima e valor. Entretanto, no pano de fundo, da autobiografia do líder Naamã, a Escritura diz: Porém, era leproso (II Rs 5.1,3).

 

 

VI. PROJETO DE ESPIRITUALIDADE INTEGRAL

 

            Em Pv 16.32, a Escritura está falando de uma lideranca intrapessoal e espiritual. O verbo "Governar" empregado neste texto chama-se "Machal” (lwm) e refere-se ao governo, ao domínio do homem sobre o seu próprio espírito. Este texto trás a tona o valor e a importância da espiritualidade integral.

          O capítulo 6 da carta aos Gálatas faz menção a esta espiritualidade intrapessoal e integral (Gl 6.1).   Aquele que conduz, aquele que dirige, deve olhar também por si mesmo (Gl 6.1). Na carta aos gálatas, fica patente o mecanismo para uma espiritualidade integral. Harmonia e co-entendimento com o paracleto.

           O primeiro passa para uma espiritualidade integral, é o líder andar no Espírito. Andar em espírito é andar em harmonia com o Espírito Santo (Am 3.3).   Andar em Espírito significa planejar com o espírito, avaliar com o espírito, executar com o espírito.

            O segundo passo em busca de uma espiritualidade integral e intrapessoal é render-se ao Espírito Santo. Ser     guiado por alguém envolve responsabilidade e submissão, o segredo para o sucesso de uma espiritualidade integral está em ser guiado pelo     Espírito de Deus. O líder que é guiado pelo Espírito é o     líder Teocrático. Sua lideranca é a lideranca do Espírito de Deus.

           Em terceiro, o líder deve viver em Espírito (Gl 5.25). Viver no Espírito torna-se o terceiro nível para uma espiritualidade     integral. O Espírito de Deus deseja levar o líder a este nível de vida, ou seja, uma vida completamente controlada e submissa a vontade de Deus. Somente o Espírito de Deus pode proporcionar ao líder uma lideranca genuinamente teocrática.

 

VII - CRESCENDO ATRAVÉS DA CRISE

 

            Quando Deus submete o líder a uma crise, Ele tem o objetivo de produzir crescimento e amadurecimento. Deus não permite crise, com o objetivo de destruir, de minar a lideranca do líder cristão. Pelo contrário, dentro de uma crise, o líder tem uma oportunidade de crescer. O líder pode crescer através da crise.

            A vida do líder se afigura como o subir de uma escada. A idéia de líderes na escada de Deus encontrasse em (Gn 28.12). Os degraus representam as etapas, os níveis alcançados pelo líder. Cada passo que o líder dá, é uma etapa da sua lideranca (Sl 37.23). O sucesso de uma lideranca depende de passos firmes, seguros e certos. A lideranca envolve tomada de decisões.   É importante que líder cristão cultive uma lideranca     teocêntrica (Pv 16.9; Ex 33.15).

           Do outro lado da escada, está à meta, o alvo, o objetivo, que o líder precisa alcançar. Lideranca sem alvo, sem metas, sem objetivos não é lideranca. O líder precisa ter um alvo (Fl 3.14). O líder precisa avançar para o alvo.

           A lideranca que não tem meta, alvo e direção, resultará no fracasso do povo (Pv 11.19). O avanço do líder cristão para o alvo deve ser uma caminhada a três, a saber, Deus, o líder e o povo que se tornará um cordão de três dobras (Ec 4.12).

          A expressão      "Cordão de Três dobras" dá luz à idéia de entrelaçamento, relacionamento, harmonia. Portanto o líder precisa de um     relacionamento harmônico com a vontade de Deus.   Ele     precisa da direção     de Deus

(Pv 11.14). Ele precisa também de um      relacionamento harmônico com o povo.    Ele precisa ser flexível ao povo. Pois Deus pode usar alguém do povo, para trazer um conselho para o líder. O líder tem que ter ouvidos para Deus, e ouvidos para o povo (Ex 18.24 e Jz 7.15). Existe momentos que a resposta de    Deus para o líder pode vir do meio do povo.

           Nesta escada que o líder há de palmilhar, surge crises. Na ponta de cada degrau, podemos visualizar uma crise, que Deus submete o líder. Toda a crise trás um sentimento, de perda de declínio, de retrocesso. Entretanto, isso é uma ilusão. O líder precisa entender o plano de Deus através da crise. O líder que se submete a vontade de Deus, nos momentos de crise, ele prospera, cresce e avança. Exemplos:

 

 

 A) JOSÉ DO EGITO - O projeto de Deus para a vida de José foi revelado (Gn 37.9). Entretanto, Deus o submeteu a etapas de crises. Aparentemente,     parecia que José estava regredindo, declinando, caindo. Mas diz a Escritura, que ele estava prosperando, crescendo (Gn 39.2). No final, José trás a tona, a visão      acerca do plano de Deus para a sua vida. Ele foi submisso ao plano de Deus.

 

B) DAVI - Ele recebeu a unção de Deus, antes de tomar posse do reino de se assentar no trono (I Sm 16.13). Entretanto Deus o submeteu      Davi a uma série de crises, e etapas. Em todo o momento, Davi foi submisso a vontade de Deus (I Sm 22.3).

 

VIII. O LÍDER E A SUA RENOVACÃO

 

           Deus compara o líder como uma águia (Is 40.31).    Quando uma águia começa a envelhecer, ela desce até um lago, e começa a se olhar no espelho que se forma na água, então ela começa a ver as suas penas velhas, aí, ela sobe em uma grande altura acima das nuvens, e começa a girar em torno de si mesma, em uma grande velocidade, a partir daí, suas penas velhas começam a cair, e depois, começa a nascer penas novas, isso se chama processo de rejuvenescimento ou renovação. Deus precisa renovar o líder como a águia.

 

A) O LÍDER PRECISA DE UMA RENOVACÃO DA SUA INTELECTUALIDADE (Rm 12.2; I Co 2.16)

           O líder na plenitude deve buscar de Deus, uma renovação da sua intelectualidade espiritual. A Escritura nos fala de plenitude da intelectualidade espiritual. O mundo moderno está sendo marcado pelo avanço e pela multiplicação do saber, da inteligência, e da sabedoria.   Confira o crescimento de Cristo (Lc 2.40, Lc 4.22); Paulo (At 13.2; At 13.43).

 

 

B) O LÍDER PRECISA DE UMA RENOVACÃO DA SUA PERCEPTIBILIDADE

            O líder precisa cultivar a capacidade de perceber a ação de Deus no meio do povo. Depois de grandes vitórias pode surgir grandes derrotas. Josué depois de conquistar a grande cidade de Jericó, perdeu a guerra para os pequenos habitantes da cidade de ai. Porém houve logo após, uma perceptibilidade espiritual da parte de Josué (Js 7.6; Js 7.13).

 

C) O LÍDER PRECISA DE UMA RENOVACÃO DA SUA SENSIBILIDADE

           A experiência mostra que à medida que o líder cresce e começa atingir a plenitude do seu ministério, ele tende a declinar, porque perdeu a sua sensibilidade espiritual para com Deus. Estude a autobiografia de Davi,

de Salomão e outros...

          A Escritura fala da sensibilidade do coracão de Eliseu (I Rs 5.26). Os anos não   foram   capazes   de   acabar com a sensibilidade do coracão de Cal Ebe (Js 14.7).

          No livro de Jeremias encontra-se a maior definição,

o maior conceito acerca do coracão do homem: enganoso

é o coracão, mais do que todas as coisas, e perverso: quem o conhecerá? (Jr 17.9)

          Vejamos algumas debilidades do coracão do homem:

a) O coracão do homem tende a se enfraquecer (Pv 13.12)

b) O coracão do homem tende ao suborno (Ec 7.7)

c) O coracão do homem tende a desviar-se de Deus (I Rs 11.5)

 

 

 

Estudo feito e cedido  pelo Pr. Paulo Henrique

 Professor seminárista