LIDERES PARA O DESAFIO FINAL (PARTE I)

31/05/2010 16:12

  LIDERES PARA O DESAFIO FINAL

 

 

I. CONCEITO DA PALAVRA LÍDER

 

       A palavra "LÍDER" em hebraico chama-se “GIBOR” (rbg)    

e significa "HOMEM PODEROSO" OU "HOMEM INVESTIDO DE PODER" (Gn 10.9). Estes vocábulos aparecem pela primeira vez na Bíblia, estando relacionado ao mentor e fundador do império babilônico, Ninrode. Logo, o líder é uma pessoa investida de poder, para orientar, guiar e conduzir um determinado grupo, a alcançar metas e alvos.

 

 

II. TÍTULOS E OFÍCIOS RELACIONADOS AOS LÍDERES

 

A) PATRIARCAS - Foram líderes que conduziram o povo mediante os sonhos que recebiam de Deus.

 

B) SACERDOTES - Foram líderes que conduziam o povo      pela Palavra de Deus.

 

C) PROFETAS - Foram líderes que conduziam o povo pelas visões de Deus.

 

D) JUÍZES - Foram líderes que conduziam o povo    pelo Espírito de Deus.

 

E) REIS - Foram líderes que conduziam o povo pela constituição humana.

 

 

 III. O LÍDER EM TRÊS DIMENSÕES

 

              Neste ponto, vamos abordar o líder em três dimensões, ou seja, a visão do líder, o interior do líder e a espiritualidade do líder.                                                                                                                                                         

              Em Mt 15.14, Cristo faz um enfoque sobre      a   

visão do líder, daquele que conduz alguém. A cegueira é a ausência de visão. O sucesso de uma liderança depende da visão. A visão de um líder deve seguir uma linha ascendente; visão da Palavra, visão de Deus, visão do povo.

             Uma profunda visão da Palavra, indubitavelmente, contribuirá para uma ampliação, e um alargamento desta visão.

             A Escritura mostra que Esdras buscou a Palavra (Ed 7.10). Ele teve a sua visão restaurada pela Palavra. A Palavra restaura a verdadeira visão de Deus (Sl 19.8). Em seguida, Esdras ensina a Palavra, ele recebe uma visão do povo, pois o povo precisa de      restauração, de liderança, de direção de avivamento.

            Quando um líder tem uma visão clara da vontade de Deus para o povo, ele exerce esta liderança segundo a visão que ele recebeu de Deus, chama-se esta liderança de liderança teocrática.

           Mas quando o líder vira as costas para Deus e passa a liderar o povo, segundo a vontade do seu coracão, esta lideranca chama-se autocrática. O líder autocrático está voltado para ele mesmo, para os seus interesses, para sua própria vontade.

 

 

 IV. AVALIACÃO INTEGRAL E INTROSPECTIVA DO LÍDER         

 

     O líder cristão é um médico que Deus estará usando para tratar, cuidar e curar vidas. O líder cristão precisa estar devidamente preparado. O que um líder enfermo pode produzir? A quem um líder doente pode curar?

             Há um provérbio bíblico que diz: Médico cura-te a ti mesmo (Lc 4.23). Este texto enfoca o exame e a avaliação introspectiva e reflexiva que o líder tem que fazer de si mês- mo. No momento que o líder parte para uma auto-avaliação, estando ele harmonizado com o Espirito, indubitavelmente, o próprio Espírito estará lhe convencendo, e lhe proporcionando uma visão espiritual, bíblica e teocêntrica, nos momentos de crises e adversidades.

          Passo a mencionar sete tipos de crise que o líder de Deus pode passar:

 

A) CRISE CIRCUNSTANCIAL - Refere-se a períodos e fases difíceis da vida do líder. Onde fatos momentâneos, ficam sem explicação e respostas.   Jó passou por esta crise circunstancial (Jó 3.3).

 

B) CRISE DEPRESSIVA - Neste nível de crise, o líder perde a motivação de viver. Esta crise refere-se ao conflito interior     do líder, com relação a sua própria existência. O profeta Elias passou por este tipo de crise. Os psicólogos também afirmam que foi uma crise depressiva (I Rs 19.4). A depressão pode levar a pessoa a um desejo de suicídio.

 

C) CRISE EMOCIONAL - Neste nível de crise, é avaliada a estrutura emocional do líder. Jeremias foi considerado o profeta chorão, ele tinha o seu lado emocional bastante flexível e frágil. Neste nível de crise, o lado emotivo do líder fica abalado. Jeremias passou por esta crise emocional em meio aos sofrimentos vividos no ministério. Esta crise é marcada por um sentimento profundo de amargura (Jr 20.17).

 

D) CRISE MINISTERIAL - Neste nível de crise, o líder abalado por acontecimentos funestos. Ele sente-se desestimulado de dar consecução ao seu ministério. Na crise minis- teria o líder deseja "Jogar tudo para o alto".   Surge uma vontade de desistir do ministério que recebeu de Deus. O profeta Jeremias passou também por este nível de crise (Jr 20.9).

 

E) CRISE ESPIRITUAL - Neste nível o líder encontra-se em conflito entre a sua espiritualidade, e a sua humanidade.    Neste nível de crise o líder fica com um sentimento de auto-miserabilidade. Paulo passou por este nível de crise (Rm 7.24).

 

F) CRISE SENTIMENTAL - Neste nível de crise, o líder pode ser surpreendido por um sentimento diabólico e sutil pelo sexo oposto. O líder pode ser envolvido por uma paixão diabólica... Sansão   foi   atingido   por   um   sentimento carnal, diabólico e fantasioso, pela prostituta Dalila(Jz 17.4). O líder precisa ter muito cuidado no trato com pessoas do sexo oposto.

 

G) CRISE CONJUGAL OU FAMILIAR - Esta crise torna-se uma das mais difíceis para o líder. A família do líder estando em crise resultará em uma crise na liderança. A crise no lar do líder, com certeza será um reflexo na sua lideranca (I Tm 3.4,5). O lar do líder estando em crise, há de desestruturar a sua lideranca.

 

 

Estudo feito e cedido  pelo Pr. Paulo Henrique

 Professor seminárista